Consumo de orgânicos e prevenção do câncer de mama

Consumo de orgânicos e prevenção do câncer de mama

Outubro chegou e com ele o mundo está mais rosa. Esse período foi escolhido para realização de campanhas e prevenção do Outubro Rosa que ocorre mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer a Doença (INCA) é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando cerca de 25% de todos os tipos de câncer feminino.

Hoje já se sabe através de muitos estudos que comprovam que a ingestão de frutas, legumes e verduras são essenciais na prevenção do câncer, principalmente se esses alimentos forem orgânicos – os agrotóxicos podem causar diversos problemas de saúde. Portanto, uma alimentação mais “limpa” possível é a mais indicada.

Um tipo específico de nutriente chamado de fitonutriente pode reduzir o risco de câncer. A princípio, eles estão presentes em maior abundância nas frutas, nos legumes e verduras. Eles agem no retardamento do crescimento de células tumorais, o que previne seu desenvolvimento. Por exemplo, as frutas vermelhas possuem propriedades anticancerígenas, por possuírem um antioxidante poderoso chamado antocianina.

Receita com frutas vermelhas da Orgânicos Pérola da Terra.

Já foi observado em diversas pesquisas que os alimentos orgânicos preservam muitos seus nutrientes. Dessa forma, se eles forem comparados com os não orgânicos, possuem uma maior concentração de antioxidantes e compostos bioativos. Isso acontece porque o uso dos agrotóxicos acelera o crescimento das plantas diminuindo a produção de seus metabólitos. Já com as plantas livres de agrotóxicos são obrigadas a produzir seus próprios compostos para proteção, isso faz com que aumente a concentração de nutrientes nesses alimentos orgânicos, deixando-os muito mais nutritivos.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Pensando nessa luta que é tão importante, resolvi trazer uma listinha de alimentos poderosos que ajudam a prevenir o câncer de mama. Olha só:

Vegetais crucíferos, como agrião, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho e rúcula, são conhecidos por seu alto teor de vitaminas fibras e minerais – substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças. Esses alimentos poderosos oferecem substâncias que atuam especificamente na prevenção do câncer, como os glucosinolatos, que combatem o estresse oxidativo, e o sulforano, que previne a formação de células cancerosas.

Brócolis

Romã

O elagitanino (que se encontra na polpa da fruta), inibe a produção de estrógeno, hormônio que alimenta as células cancerosa.

Frutas vermelhas

Contêm fitonutrientes anticancerígenos que retardam o crescimento de células pré-malignas e impedem a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Frutas vermelhas congeladas da Orgânicos Pérola da Terra

Peixes (salmão, sardinha e atum)

Contêm gorduras insaturadas, que são consideradas boas por proteger a saúde cardiovascular e reduzir o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Essa propriedade se deve também à presença dos ácidos graxos ômega-3, que combatem e previnem a atividade inflamatória – mais um fator de risco para os tumores malignos.

Linhaça

Fonte de fibras e ômega-3 e, dessa forma, ajuda a prevenir o câncer de mama e outros tipos de neoplasias. Contudo, a linhaça se destaca pela presença de lignana, uma substância que atua diretamente nas células cancerosas. Além disso, a lignana também é um fitoestrógeno, assim como a isoflavona da soja, e evita que tumores de mama sejam “alimentados” pelo excesso de estrogênio.

A prevenção ao câncer de mama fica mais completa se você mantiver uma alimentação saudável e equilibrada, bem como a prática de atividade física.

Meus contatos:
– E-mail: nutrigiovanaf@gmail.com
– Fone: (51) 9 9855-5448
– Instagram: @nutrigiovanafernandes

Deixe seu feedback

Seu endereço de email não será divulgado.