orgânicos pra saúde de quem consome

orgânicos pra saúde de quem consome

Agricultura orgânica

A agricultura orgânica, que faz uso de compostagem, surgiu na Inglaterra, em meados de 1925 a 1930. [1] O uso desse tipo de adubo promove alimentos saudáveis, oriundos de uma produção livre de produtos químicos. A agricultura orgânica é considerada um sistema não-convencional e é baseada em princípios ecológicos. Esse tipo de sistema tem como finalidade utilizar os recursos naturais de forma sustentável e racional, podendo empregar tanto métodos tradicionais e tecnologias, desde que sejam ecológicas, para explorar a terra a ser cultivada. [2]

Benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde humana

Quanto às comparações sobre valor nutricional, muitos fatores e variáveis devem ser sobre a saúde humana, tais como imunodepressão, mal de Parkinson, depressão e outras desordens neurológicas, aborto e problemas congênitos, alguns tipos de câncer (especialmente os hormôniodependentes), infertilidade, má formação congênita, sintomas respiratórios e esterilidade em adultos. [3]

Um dos fatores que comprovam o benefício dos alimentos orgânicos para a saúde humana é o excesso de nitrato presente em alimentos cultivados com o uso de agrotóxicos, também chamados de alimentos convencionais. Esses alimentos contêm altas quantidades de nitrogênio, sendo essa a principal fonte de nitrato que consumimos. Esses nitratos estão relacionados com a produção de nitrosaminas no trato digestivo dos indivíduos, sendo as nitrosaminas poderosas substâncias carcinogênicas. Sendo assim, ao ingerir alimentos orgânicos, evita-se o risco da produção desse tipo de substância, diminuindo consequentemente, o risco do aparecimento do câncer. [3]

Além de manifestações clínicas como rinite, urticária, angioedema, asma e alergias que são provocadas pelos aditivos químicos sintéticos, em particular pelos corantes artificiais.

As qualidades percebidas, os consumidores ressaltam o aspecto mais saudável destes alimentos que “fazem bem”, pois não possuem veneno. A ausência de aditivos químicos, faz com que os orgânicos sejam considerados “naturais, verdadeiros” e mais nutritivo, traduzindo uma ideia de verdade e pureza. [4]

De uma forma bem geral, no que se refere a saúde humana, pode-se afirmar que os alimentos orgânicos são mais saudáveis, já que, tem um valor nutricional equilibrado, possuem uma maior durabilidade, além de terem melhores características sensoriais e uma menor toxicidade. Portanto, esses produtos livres de contaminantes químicos são capazes de promover uma boa saúde e uma melhora na qualidade de vida.

Incentivo dos produtos orgânicos para a tua saúde

Sou uma consumidora e incentivadora dos produtos orgânicos porque sei bem dos seus reais benefícios pra saúde.

Costumo falar para pacientes e pessoas ao meu redor, ou você investe na sua alimentação priorizando sempre os orgânicos pra garantir sua saúde, ou um dia terá que investir seu dinheiro em medicamentos para curar uma doença.

O trabalho realizado pela Orgânicos Pérola da Terra é admirável, e acredito muito ser uma grande missão, oferecer alimentos puros sem venenos, da maneira que Deus nos ofertou.

O cuidado com cada produto que vai pra mesa do consumidor, começa bem antes do plantio com todo a escolha de sementes, adubos naturais, preparo do solo, respeitando sempre a sazonalidade de cada alimento e isso faz toda diferença na qualidade nutricional dos alimentos produzidos.

Parabéns, Orgânicos Perola da Terra e sou grata por ser parceira de vocês.

Meus contatos:
– E-mail: nutrigiovanaf@gmail.com
– Fone: (51) 9 9855-5448
– Instagram: @nutrigiovanafernandes

REFERÊNCIAS UTILIZADAS NESSE TEXTO:

[1] NETO, Nelson Castro et al. Produção orgânica: uma potencialidade estratégica para a agricultura familiar. Revista Percurso, v. 2, n. 2, p. 73-95, 2010.

[2] FINATTO, Jordana et al. A importância da utilização da adubação orgânica na agricultura. Revista Destaques Acadêmicos, v. 5, n. 4, 2013.

[3] BERRI, Andréia Sabina; PELISSER, Marcia Regina. DIFERENÇAS BROMATOLÓGICAS NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E CONVENCIONAIS: uma revisão sistemática. Maiêutica-Ciências Biológicas, v. 4, n

[4] Azevedo E, Rigon SA. Sistema alimentar com base no conceito de sustentabilidade. Em: Taddei JA, Lang RMF, LongoSilva G, Toloni MHA, eds. Nutrição em saúde pública. São Paulo: Rubio; 2010. Pp. 543–60.

Deixe seu feedback

Seu endereço de email não será divulgado.