5 dicas para o congelamento dos alimentos

5 dicas para o congelamento dos alimentos

Congelar alimentos é sempre uma ótima opção para conservar os alimentos, além de evitar desperdícios e auxiliar no planejamento da alimentação da semana.

Para garantir a qualidade do alimento congelado, você pode seguir as dicas:

1) Qualidade do vegetal: de preferência utilize os vegetais frescos, como os recém adquiridos nas feiras, por exemplo. Retire as partes danificadas e realize a higienização conforme descrevi no post anterior.

2) Cozimento ou branqueamento: você pode realizar o cozimento completo dos alimentos, utilizando os temperos a gosto, ou fazer somente o branqueamento, que consiste em escaldá-los em água fervente por alguns minutos, inativando enzimas, evitando com isso, rápidas alterações de cor, sabor e valor nutricional destes alimentos. Se preferir, também pode congelar em forma de purê. E vale lembrar, que as frutas podem ser congeladas após a higienização e remoção do excesso de água.

3) Embalagem adequada: as embalagens ideais para congelados devem ser próprias para alimentos (plástico ou vidro); não permitir que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer; não rasgar com facilidade.

4) Identificação: coloque uma etiqueta com o tipo de alimento e a data que você armazenou.

5) Validade: seguindo todas as etapas, os vegetais podem ficar congelados por até 1 ano.

Alguns cuidados são importantes também no descongelamento e sobre isso falaremos no próximo post.

Meus contatos:
– WhatsApp: (54) 9 9174 4490
– Instagram: @crispigozzo
– E-mail: crispigozzo@gmail.com

Deixe seu feedback

Seu endereço de email não será divulgado.